
No passado, muitos diziam que a loja física perderia força e atratividade em relação ao varejo virtual, mas ao contrário disso ela está, mais do que nunca, viva e inteligente, usando e abusando das novas ferramentas tecnológicas. O tão falado Beacon, recurso para identificar o cliente, Big Date para acessar o histórico de compras realizadas e customizar a oferta em tempo real, curadoria na definição do mix, impressoras 3D propiciando co-criação e customização de produtos, se tornaram grandes aliados no intuito de oferecer ao cliente novas experiências de compra. Definitivamente, acontece a fusão entre o mundo físico e o digital, criando o chamado “FISITAL”.
Neste novo mundo, o desafio vai além de vender para o cliente. O objetivo é oferecer a mesma experiência em todos os pontos de contato para encantar o consumidor e construir relacionamento com a marca.
A tecnologia que, foi vista pelo consumidor como algo complexo, está mais acessível e facilita a vida de quem compra. Com essas readequações, acontece o “empoderamento das lojas físicas” que se tornaram a mais eficiente ferramenta para realizar a entrega da proposta de valor da marca ao cliente, ao oferecer experiências e não somente venda de produtos. E vai além com o apoio ao varejo eletrônico por meio das operações denominadas “BOPIS – Buy on line Pick up in Store (Click and Collect). O processo compreende a compra na loja virtual e retirada na loja física. Este grande esforço é para continuar a merecer a visita do consumidor.
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Fontes:
O Negócio do Varejo
Juarez Leão