Negociação entre Baidu e Peixe Urbano

Negociação entre Baidu e Peixe Urbano
Dona do principal serviço de buscas na internet da China, a companhia confirmou nesta quinta-feira a compra da empresa de comércio eletrônico, Peixe Urbano.

“Foi rápido”, disse Yan Di ao Terra. “Foi um tempo recorde, em um mês a gente já fechou. Mas o contato começou em agosto”. De acordo com o executivo, a entrada do CEO global da gigante chinesa da internet, Robin Li, acelerou a negociação.

O discurso de rapidez para fechar o contrato entre brasileiros e chineses também foi abordado pelo presidente-executivo do Peixe Urbano, Júlio Vasconcellos, que ainda revela os bastidores da negociação.

“Fechar uma negociação como essa em um mês é recorde. O ‘namoro’ começou em agosto com o Baidu procurando uma empresa brasileira, como a nossa, e nós procurando um sócio”, disse Vasconcellos. “Eles conheceram a empresa (Peixe Urbano), os nossos números e depois de um tempo me convidaram para ir para a China e conhecer o Baidu e seu CEO, Robin Li”.

O executivo brasileiro ainda confirma que continuará no comando da companhia brasileira, mais conhecida como um dos grandes “shopping de ofertas” da internet no Brasil. Avaliada em R$ 180 milhões, o Peixe Urbano possui atualmente 20 milhões de usuários e 280 funcionários em seu quadro.

O Peixe Urbano servirá de porta de entrada para o Baidu, que prometeu ao governo brasileiro um investimento de R$ 120 milhões nos próximos três anos, ao inaugurar seu buscador no Brasil em julho deste ano.

Os valores da transação não foram revelados.

Sinergia e troca de tecnologia
A aliança entre um dos maiores players da internet mundial e o Peixe Urbano tende a ajudar o comércio eletrônico no País. Isso porque as empresas prometem não apenas uma aquisição de um serviço da internet brasileira, mas a troca de conhecimentos.

“ Desde o inicio da negociação, a gente descobriu que as duas empresas tem uma sinergia muito alta. E o perfil do Peixe Urbano encaixa muito próximo do Baidu. Tem ótimos índices no Brasil, com crescimento no mercado e aprovação dos consumidores. Algo que estávamos procurando”, diz Yan Di.

Fonte: Terra Negócios e TI